domingo, 26 de novembro de 2017

Mesmo sem Fekir, Lyon goleia Nice por 5 a 0 fora de casa e bate recorde histórico

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Atuação patética time da casa no primeiro foi fundamental para a construção do resultado. Lyon está há 651 minutos consecutivos sem sofrer um gol, o novo recorde histórico para o clube




Poderia ser um confronto das cabeças, mas ninguém entende o começo de temporada do Nice, que começou a partida de hoje na 16ª rodada do Campeonato Francês e flertando com a zona de rebaixamento. Jogando em casa, o time de Lucien Favre tinha o claro objetivo de vitórias para começar a tentar uma possível reação na competição. Vencer um postulante ao título como o OL poderia ser a faísca que o elenco precisava para levantar a cabeça e conseguir algo melhor nessa Ligue 1. O OL, por sua vez, já entrava na rodada olhando para o jogo das 18h, entre Monaco e PSG. Um tropeço dos atuais campeões poderia dar ao Lyon uma segunda colocação hoje em caso de vitória sobre o Nice.

Para digladiar contra um time que não toma gol há 561 jogos, o técnico Lucien Favre optou por montar seu time no 3-5-2. Muita marcação no meio de campo, com praticamente três volantes e ainda os laterais que fariam funções mais ao meio do que na defesa. Além das ausências de Cyprien, Saint-Maximin e Le Bihan, outro grande nome que acabou nem aparecendo no banco foi de Wesley Sneijder. O holandês, uma das principais peças do elenco do Nice, teoricamente teria vaga cativa neste meio de campo, mas por um problema na coxa, ficou de fora de última hora. Veja como ficou escalado:




Pelo OL também aconteceu um desfalque de última hora... E foi do principal nome do elenco também: Nabil Fekir. O capitão do Lyon sentiu problemas de origem viral e acabou voltando para a cidade de Lyon e nem acompanhou a viagem do time. A considerar a falta que ele fez ao time no empate de 0 a 0 contra o Montpellier, era um tremendo desfalque. Além dele, Génésio também já não contava como Morel, Grenier, e Traoré. No lugar de Morel, Dikhaby; com a ausência de Fekir, Aouar; Pela direita, sem Traoré, Cornet assumiu a vaga. Trocas protocolares e sem surpresas. Confira a escalação inicial:




Com bola rolando, o Lyon não precisou de muitos minutos para perceber as falhas defensivas do adversário. Com dois minutos, Marlon tirou uma bola em cima da linha que já havia batido Benítez. Mas, aos cinco minutos, a coisa não foi bem assim. Cornet roubou bola pela direita, avançou e antes de entrar na área fez um cruzamento de trivela que passou pro toda a área. Lá estava Memphis Depay que, caindo, finalizou de primeira e abriu o placar. 1 a 0!

O gol precoce assustou demais o time da casa, que claramente tinha dificuldades para tocar a bola e fazer seu jogo com calma. Não à toa, a primeira oportunidade e finalização do Nice aconteceu aos 10', quando Balotelli decidiu arriscar quase do meio de campo e soltou um chute em que a bola veio quicando em direção ao canto direito de Lopes, que teve até certa tranquilidade para defender.

O Lyon, depois do gol, não amassava o Nice em pressão. Apenas fazia o seu jogo e exploravas falhas táticas do Nice que apareciam em evidência, principalmente quando se fazia uma troca de passes um pouco mais caprichada. Ou nem assim. Memphis quase ampliou aos 16', quando recebeu um lançamento de Marcelo lá da área. Ele só tentou colocar de primeira no ângulo de Benítez que buscou com a ponta dos dedos. Mas no lance seguinte, Cornet recebeu de Tete em ótima jogada pela direita. Ele passou como quis por Marlon e tocou na saída de Benítez. 2 a 0!

A superioridade do Lyon em campo era visível e risível. O Nice não conseguia jogar. Tentando correr atrás do placar, acabava dando ainda mais espaços. Aos 26' de jogo, o Lyon alcançava mais um gol e, novamente, por falha defensiva do time da casa. Aouar, ainda no meio de campo, achou Mariano Díaz entrando em velocidade. Marcado pelo volante Nempalys Mendy, ele só recebeu do meia do OL e avançou, avançou e progrediu desde o meio de campo sem sequer ser incomodado. Tocou na saída de Benítez e marcou o 3º!

E ainda tinha espaço para mais, mesmo no primeiro tempo. Dessa vez, tudo que começou com Mariano Díaz. Ele interceptou a saída de bola da defesa do Nice, ganhou e tentou driblar. Aos trancos e barrancos, acabou perdendo a bola. Para desespero dos defensores do time da casa, Memphis Depay recebeu a bola na esquerda e não fez nada além de coloca-la no cantinho de Benítez. Era o 4º gol da partida, aos 38'.

Sabe quando um time toma uma goleada e mesmo assim se prende com medo de se arriscar mais e ainda e a coisa ficar mais feia? Foi isso que o Nice fez no restinho do primeiro tempo. Segurou o jogo, mesmo tomando quatro na conta, para chegar ao intervalo sem um vexame ainda maior. O Lyon ainda tentou buscar mais gols, mas sempre era interpelado com faltas e pela recuada que o time da casa acabou impondo.

Para o segundo tempo, Favre já logo fez duas trocas. Souquet e Seri não voltaram e acabaram dando lugar a Lees-Melou e Lusamba. E a primeira boa oportunidade da etapa final surgiu justamente pelo lado do Nice. Lusamba, em jogada individual, acabou sendo derrubado na entrada da área e sofreu falta. Na cobrança, Mario Balotelli acabou mandando um foguete no meio do gol, pra ótima defesa de Lopes.

O ritmo do segundo tempo já não era aquele mesmo da primeira etapa. O Nice, agora no 4-4-2 e sem improvisações  - como Jallet que havia jogado na lateral esquerda - fazia uma partida muito mais organizada.  O Lyon, por outro lado, já não tinha mais fome de gol e simplesmente fazia o básico "feijão com arroz". Com as coisas mais equilibradas, o segundo tempo era bem mais morno no que vimos anteriormente.

Antes mesmo dos 25', o Nice acabou fazendo sua última alteração. Colocou o jovem Srarfi para a saída de Mário Balotelli. Pelo Lyon, Bruno Génésio também mexeu, mas pela primeira vez, colocando Jordan Ferri e tirando Lucas Tousart, para poupar o volante. Um minuto após as trocas, o Nice ficaria com um a menos. Marlon cometeu mais uma falta e acabou recebendo o segundo amarelo. Foi para o chuveiro mais cedo com a expulsão.

Aos 30', Génésio faria suas últimas trocas. Dando fôlego ao seu ataque, tirou Mariano Díaz e colocou o jovem Myziane Maolida. Minutos depois, Gouiri no lugar de Memphis. O OL precisava dar uma reoxigenada no seu setor ofensivo que parecia sentar em cima da vantagem do placar. O 4 a 0 na conta parecia o suficiente para o time naquele momento e, quando a bola chegava ao ataque, era devolvida ao meio de campo para "cozinhar" o jogo.

A reoxigenada no ataque deu certo! Pouco depois das trocas, N'Dombélé ganhou no meio de campo e rapidamente ligou para Maolida, que jogava pelo lado esquerdo após a saída de Memphis Depay. Ele recebeu em profundidade, correu mais do que os defensores e tocou na saída do goleiro Walter Benítez que, mais uma vez, nada pode fazer. Era o quinto gol Lyon no jogo e o primeiro de Maolida na Ligue 1.

No fim o Lyon ainda tentou mais, quase conseguiu em jogada que seria uma tentativa de Gouiri, mas o placar ficou no cinco mesmo. E o importante de não ter sofrido gol algum, coloca o OL no seu recorde histórico de sequência de partidas sem sofrer gols. O recorde anterior era na temporada 2004/05, quando o goleiro ainda era Grégory Coupet, e ele ficou de 03/10 a 27/11 sem sofrer gols, totalizando 637 minutos.

O Lyon volta a jogar no meio de semana e pela Ligue 1 mesmo. O adversário será o Lille, pela 15ª rodada da competição. A partida será às 16h do horário de verão de Brasília. A partida será no Groupama Stadium, casa do OL. Até lá!

FOTOS: olweb.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


OS GOLS DA PARTIDA:

0-1: Memphis
0-2: Cornet
0-3: Mariano Díaz
0-4: Memphis
0-5: Maolida
Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário