sexta-feira, 4 de março de 2022

Se ''aquecendo'' para as oitavas da Liga Europa, Lyon goleira o Lorient fora de casa pela Ligue 1

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Faivre desencantou e emplacou dois gols. Jogo também ficou marcado pelo retorno de Jeff Reine-Adélaïde aos gramados depois de mais de um ano ausente




O Lyon abriu a 27ª rodada do Campeonato Francês nesta sexta-feira. Foi até o Stade Yves-Allainmat, em Lorient, para enfrentar o time da casa. Diferentemente da partida anterior, onde o OL disputava posição contra o Lille e tinha a chance de realmente incomodar o G4 da França, dessa vez, com a derrota desse jogo nas mãos, tinha somente a missão de vencer para sair da incômoda 10ª posição e voltar a tentar pegar a poeira dos times de cima. Enquanto o time da casa só quer saber de fugir da zona de rebaixamento e que já estava invicto há quatro jogos seguidos.

Christophe Pélissier, treinador dos Merlus, vem fazendo um bom trabalho nesse 2022 e não promoveu praticamente nenhuma mudança em relação ao jogo anterior, que venceu o Brest por 1-0 fora de casa. A única alteração que ele foi forçado a fazer foi a troca do zagueiro Laporte pelo Jenz, por motivos de suspensão. Pélissier também não poderia contar com o experiente volante Lemoine e o atacante Diarra, ambos se recuperando de lesão. Ibrahima Koné, que era dúvida, ficou no banco. Veja a escalação:


O Lyon também seguiu de maneira cautelar, mesmo tendo perdido sua partida anterior diante do Lille. Peter Bosz continuou optando por manter Thiago Mendes na zaga, mesmo tendo somente Caqueret como volante disponível. Ndombele sentiu fadiga muscular e acabou sendo substituído por Aouar, que jogou mais recuado do que de costume. Outro ausente era Dubois, com dores no joelho. Naturalmente deu vaga a Malo Gusto. Outras ausências eram de Diomandé, ainda não 100% e Cherki, se recuperando de cirurgia. Denayer, que foi relacionado depois de três meses de lesão, foi cortado do banco. Mas Reine-Adélaïde volta a ser opção em um jogo profissional depois de mais de um ano ausente, era banco. Assim ficou:


No comecinho do jogo, o Lyon se postava com uma postura bem ofensiva, parecia até que jogava em casa. Nos primeiros minutos, Dembélé já havia criado uma oportunidade que foi bem rebatida pela zaga. Mas ainda aos seis minutos, o OL já conseguiu abrir o placar. Tudo começou com Toko Ekambi pela esquerda. Ele trabalhou a bola até o centro, achou Paquetá na área que fez o pivô para Faivre chegar batendo e começar os trabalhos. Um belo lance coletivo: 1-0!

Depois que sofreu o gol, o Lorient até tentou alguma ação ofensiva. Estava sendo esmagado com o OL fazendo mais de 80% de posse de bola, mas faltava talento para chegar com alguma força e tentar algo frente ao Lyon muito bem postado. Tinha um Moffi e um Monconduit fazendo um bom jogo, mas ainda insuficiente para quebrar o bom momento do OL e tentar surpreender.


A primeira chegada do time da casa só aconteceu com 20’ de jogo, quando Abergel recebeu uma bola cruzada que passou toda a defesa e pegou um forte chute de fora da área. A bola passou por todo mundo e mesmo com um monte de atletas na frente, Lopes conseguiu fazer uma defesa e boa e segura. O OL respondeu quatro minutos depois, com Aouar achando Paquetá e o brasileiro desperdiçando uma boa chance com um chute fraco.

Mas somente um minuto depois da chance desperdiçada por Lucas Paquetá, o OL conseguiu dobrar o marcador e foi um baita de um golaço. A jogada foi pelo lado esquerdo, com Toko Ekambi achando Emerson Palmieri passando sozinho no corredor. O ítalo-brasileiro conseguiu fazer um cruzamento rasteiro para Dembélé aparecer na frente da zaga e finalizando de letra para o gol. Um golaço com requintes de viral! 2-0!


Aos 38’, o Lorient chegou de novo e foi só sua segunda tentativa ofensiva. Foi uma ótima jogada de Monconduit, que conseguiu desfilar por dentro da marcação do OL, caiu na área, mas a bola ainda sobrou em ótimas condições para Moffi finalizar. E assim o fez. Lopes defendeu de maneira tranquila, mas a arbitragem já havia pego uma irregularidade. Ainda era pouco para os Merlus reagirem.

No finzinho da primeira etapa, o OL chegou a balançar as redes pela terceira vez, com uma boa jogada de Dembélé para Toko Ekambi – em posição de impedimento – completar para o gol de cabeça. O juiz pegou a irregularidade de forma acertada, sem precisar consultar o VAR. O Lorient ainda teve uma chance aos 43’, com Moffi dando um chapéu em Thiago Mendes dentro da área, mas consagrando Lopes mais uma vez.


Para o segundo tempo, o Lorient parecia disposto a mostrar que queria fazer diferente. Moffi, aquele mesmo jogador que incomodou um pouco na primeira etapa, apareceria de novo. Pélissier mexeu com pouco mais de dez minutos da etapa final, colocando Le Fée e Koné nos lugares de Monconduit e Ouattara. E o mesmo Le Fée que acabara de entrar, cobrou escanteio na cabeça de Moffi que diminuiu a vantagem do OL: 2-1!

Mas sequer deu tempo do time da casa comemorar, o OL reagiria no minuto seguinte. E graças a Toko Ekambi. O camaronês tabelou com Dembélé e recebeu um passe “nojento” do centroavante do Lyon. Dentro da área já, mas sem ângulo, conseguiu fazer uma finalização bem fraquinha, mas o suficiente para enganar o goleiro Dreyer e entrar rasteiro, num chute pouco provável, mas que deu certo: 3-1!


Pouco tempo depois de abrir a vantagem de dois gols de frente novamente, Peter Bosz promoveu três mudanças que claramente visavam poupar jogadores para a semana que vem. Entraram Henrique, Boateng e Kadewere para os lugares de Emerson Palmeiri, Lukeba e Dembélé, respectivamente. Um movimento que claramente já mostrava que o OL pisaria no freio a partir dali.

Mas pisar no freio não significava que não iria mais atacar. Aproveitar as oportunidades era algo iminente e foi assim que o OL marcou mais um gol. Foi uma jogada de incrível visão de jogo de Aouar. Ele deu um passe excelente para Romain Faivre sair em contra-ataque. O autor do primeiro gol conseguiu se dar bem, já que o zagueiro não conseguiu cortar. Na sequencia do lance, ele só carregou a bola e tocou de cavadinha na saída do goleiro: 4-1!


Pélissier mexeu de novo depois do gol e já mandando três alterações de uma vez: Boisgard, Morel e Soumano para as saídas de Laurienté, Pétrot e Moffi. Já percebeu que não tinha como reagir mais e decidiu rodar o time. E Peter Bosz também tinha sua cartada para o finalzinho, quando lançou Jeff Reine-Adélaïde, que estava ausente do futebol profissional há mais de um ano, depois de sofrer uma grave ruptura do ligamento do joelho.

Por fim, não havia tempo para muitas outras coisas. O jogo já estava definido e o OL não pressionou mais e o Lorient já estava batido. Essa partida foi excelente aos olhos do torcedor e dá uma boa perspectiva para quarta-feira. Foi importante ver Faivre marcando gol(s) e o time sobrevivendo sem Ndombele em campo e com o Aouar de segundo volante. Mais legal que isso foi ver Reine-Adélaïde de volta. Será bem útil!


O OL agora dá um respiro no Campeonato Francês e foca todas as suas atenções na Liga Europa. Depois de se classificar em 1º na fase de grupos, pegou logo oitavas de final e terá um duro adversário pela frente: o Porto. O jogo será na próxima quarta-feira (9), às 14h45 do horário de Brasília. O duelo de ida será no Estádio do Dragão, em Portugal. Até lá!

FOTOS: ol.fr
CAMPINHOS: Prime Video


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário