domingo, 3 de abril de 2011

Com jogo nas mãos, Lyon cede empate no apagar das luzes

Filipe Frossard Papini


Nice marca dois gols nos acréscimos e coloca o Stade do Ray em êxtase




Depois de uma breve pausa no Camepeonato Francês, ele finalmente retorna em sua 29ª rodada. E já volta com algumas novidades. O Lille continua imbatível, e no sábado, venceu o Caen e disparou na liderança. O Lyon, hoje, visita o Nice no Stade do Ray para continuar na briga pela ponta. Por outro lado, os Aiglons também necessitavam dos três pontos para sair da zona incômoda da parte de baixo da tabela.

O time comandado por Eric Roy vinha com três desfalques: Cantareil, Faé e Hellebuyck. No entanto, os algozes do Lyon, na Copa da França, estavam em campo. E são dois ex-Lyon: François Clerc e Anthony Mounier. Clerc foi o responsável por marcar um gol e eliminar o Lyon no dia 23 de janeiro deste ano. O gol foi marcado nos acréscimos do segundo tempo, no apagar das luzes. Naquela oportunidade, o Nice fez uma ótima exibição, e com certeza entrava para apresentar um futebol similar. Veja a formação:




Por outro lado, o Lyon vinha com quatro novidades. A primeira é o retorno de Ederson entre os relacionados. O brasileiro, mesmo começando no banco, já era uma ótima notícia. A segunda, é a presença de Gonalons entre os titulares. O volante titular, Toulalan, suspenso, não pôde viajar com o grupo. Pjanic e Diakhaté fecham as novidades do dia. Ambos começaram jogando e deixaram Lovren e Gourcuff no banco de reservas. Veja o time que Peul escalou:




Nos primeiros 10’ de jogo, o Nice era quem mais dominava. Tinha mais volume de jogo e estava mais disposto a buscar o ataque. Explorava seu lado direito, e sempre em cima de Cissokho, que não estava dando conta da demanda. O time da casa teve suas duas primeiras oportunidades por ali, mas nenhuma com muito perigo. No entanto, já deixava o Lyon acesso e precavido por aquele lado do gramado.

Na medida em que o OL tentava se organizar em campo, sentia a falta de dois fatores: primeiro, um organizador de jogadas. Pjanic não fazia um bom primeiro tempo e errava tudo que tentava. Parecia que a bola queimava em seus pés. O time também sentia a ausência de um ponta que parte pra cima. Era o caso do Michel Bastos, mas Briand não conseguia repetir as atuações do brasileiro.

Realmente, o Lyon não conseguia chegar bem. Mas teve uma chance nos primeiros 25 minutos, e soube aproveitar. Ela veio de bola parada, quase na entrada da área. Na ausência de Gourcuff, o sueco Källström foi pra cobrança. Bateu bem, Ospina demorou a cair e o Lyon abria o placar no Stade do Ray. 1 a 0, aos 22’.

Com a desvantagem no placar, o Nice mudou sua postura e agora buscava ainda mais o jogo. Aos 26’, tiveram ótima oportunidade em bola alçada na área. Civelli escorou e Clerc, por pouco não marcou um gol bastante similar àquele da Copa da França. A bola passou à esquerda de Lloris, que já estava batido no lance. Em seguida, em contra-ataque, Briand perdeu ótima oportunidade. Foi desarmado na hora pela defesa adversária e ficou pedindo pênalti. Que não foi marcado corretamente pelo árbitro Gabriel Cail.

Aos 43’, o Nice tentava sua última subida no primeiro tempo. Mouloungui foi muito mais rápido que a defesa do Lyon em jogada de velocidade. No entanto, quando chegou na área, não tinha recursos. Era ele contra cinco defensores do OL. Tentou tocar no meio, mas só tinha defensores adversários.

Um minuto depois, o Lyon soube sim, aproveitar sua vantagem. Maxime Gonalons roubou bola no meio campo, partiu pra cima do adversário, visualizou Lisandro na entrada da área e tocou para o argentino. Com muita calma e tempo para pensar, Licha colocou no canto esquerdo de Ospina. 2 a 0.

No início do primeiro tempo, o Nice tentava vir pra cima. Lujboja vinha pro lugar de Bellion. Única troca até então. No primeiro lance, o atacante já sofreu falta de Diakhaté, que recebeu o amarelo. Em seguida, Digard acertou um belo chute, que Lloris soltou com perigo, mas não aproveitada pelo Nice. Aos 49’, novamente Ljuboja foi derrubado por Diakhaté. Desta vez, dentro da área. Pênalti marcado e o mesmo Ljuboja foi para a cobrança. Ele cobrou rasteiro e fraco, no canto direito de Lloris, que defendeu a cobrança! Seguia 2 a 0 para o Lyon.

Definitivamente, o tinha que entrou para o segundo tempo, aguerrido, e buscando o gol, já não existia mais, com 12’ de segundo tempo. O Nice murchou com o pênalti perdido. A esperança parecia ainda existir, mas não com tanta força como faziam no início da segunda parte.

Aos 59’, o Lyon fazia uma dupla substituição. Saiam Gomis e Pjanic para as entradas de Ederson e Gourcuff. O momento tão esperado pelos brasileiros se concretizava. Ederson voltava aos campos depois de quase oito meses de recuperação. Pelo Nice, Mounier deixava o gramado para dar lugar a Ben Saada.

Aos 68’, Ben Saada apareceu bem pela esquerda, e em velocidade achou Ljuboja entrando na área. Entretanto, Diakhaté vinha por trás do atacante, em maior velocidade e conseguiu antecipar o lance antes da finalização do jogador do Nice. O Lyon só conseguiu atacar novamente aos 73’, quando Briand fez boa jogada pela esquerda e viu Gourcuff passar em velocidade. O meia dominou já tirando Ospina do lance, mas ficou sem ângulo para finalizar, e mandou pra fora.

Aos 80’, mais uma falta pro Lyon e mais uma vez foi Källström pra bola. Excelente cobrança. A bola passou bem próxima ao ângulo direito de Ospina, mas foi pra fora. Lyon apenas administrava o jogo e tentava fazer a bola correr para desgastar o adversário.

Faltando cinco minutos, Grenier entrava no lugar de Lisandro, que fez um ótimo segundo tempo. Lutou como sempre, chamou faltas e esbanjou raça em campo. O jovem teve apenas uma chance com a bola nos pés, mas não conseguiu realizar uma boa jogada.

Enquanto isso, o Nice ainda acreditava. Em um ataque, aos 89’, Traoré saiu de frente para o gol e foi derrubado, dentro da área por Diakhaté. O zagueiro do Lyon fazia o segundo pênalti dele na partida. Dessa vez ele recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Na cobrança, Moulongui mandou com força, no lado esquerdo de Lloris, que não conseguiu defender como antes. Nice 1 a 2 Lyon!

Em seguida, o que parecia mais improvável, aconteceu. O Nice foi pra cima com força total. Time extremamente avançado. Em cobrança de escanteio – que é a principal forma de ataque deles – Pejcinovic escorou de cabeça e Civelli marcou. No fim! Com o relógio marcando 93’ de jogo.

Festa no Stade do Ray. Jogadores comemoram como se fosse um título. Por outro lado, o time do Lyon, mais uma vez, saia abatido. Lloris reclamava de impedimento, mas não era ouvido por ninguém. A TV mostrava imagens do vestiário. Jean-Michel Aulas quase entrando em vias de fato com um membro da comissão técnica do Nice. O mesmo Lloris, juntamente com Cris, irados, xingando e chutando portas. Clima pesado por lá. Agora o OL se complicava de vez na Ligue1. Faltando 9 rodadas e com uma situação pouco favorável na briga pelo título.

Próximo jogo: Domingo que vem, dia 10/04/11, às 16h de Brasília. O Lyon recebe o Lens, em casa. A partida é válida pela 30ª rodada do Campeonato Francês.




FOTOS: ogcnice.com / L'Equipe / olweb.fr / Ligue1.com


GOLS DA PARIDA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário