domingo, 17 de abril de 2011

Lyon tropeça no Parc des Princes

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Time da capital foi melhor desde o início e aproveitou a chance que teve para marcar




Com o Rennes já batido na tabela, o Lyon agora busca voltar a brigar pela ponta da Ligue1. O Lille tropeçou mais uma vez e diminuiu a diferença da distância entre o segundo colocado. Isso porque o Marseille venceu e agora deixa o LOSC ressabiado e alerta. No duelo entre o terceiro e quinto colocado, o OL precisava dos três pontos, assim como o próprio PSG, que briga por uma vaga na Liga dos Campeões.

Dentre o elenco parisiense, Komboauré conseguiu fazer com que Giuly estivesse em condições de jogo. O atacante foi dúvida durante toda a semana. Ele não começou jogando, mas já estava no banco, à disposição do treinador. Por outro lado, Luyindula não conseguiu se recuperar a tempo, e era o único desfalque do time da capital. Veja a formação:




Puel não poderia contar com Michel Bastos, Lacazette e Grénier. Briand começava mais uma vez dentre os titulares, assim com Gonalons. Novamente o capitão Cris iniciava uma partida no banco de reservas. Sendo assim, Toulalan jogava recuado, de zagueiro, assim como foi na última partida do Lyon. Veja o time de Claude Puel:




No início, o PSG já tinha chegado em um lance que Toulalan salvou quase em cima da linha. Aos 10’, novamente em jogada de ataque do PSG, em cruzamento na área, Hoarau subiu sozinho. Lloris teve que se estivar para fazer uma boa defesa e mandar para escanteio. Na cobrança, mais uma jogada aérea e mais uma defesa elástica de Llors. Dessa vez, quem subiu foi Makélélé.

Nos primeiros quinze minutos iniciais, o PSG jogava melhor e talvez influenciado pela obrigação de apresentar um bom futebol ao seu público. Chegou por duas vezes ao ataque adversário e não deixava o Lyon subir com espaço. Kombouaré armava muito bem o seu meio-campo, e ali, era melhor até então.

Aos 22’, mais uma jogada aérea do time parisiense. E também outra vinda de cobrança de escanteio. Cruzamento de Nenê e na bola Jallet ganhou a disputa. A bola passou à direita do gol de Lloris. O PSG era bastante superior nas jogadas por cima e sabia explorar muito bem isso.

O primeiro chute ao gol do Lyon, com relativo perigo, surgiu aos 28’. Depois de algumas tentativas, o sueco Källström arriscou de fora da área, em um remate de primeira. Coupet conseguiu defender, mas espalmou para o meio da área. Em seguida, o lance foi bem apartado pelos defensores do PSG.

Aos 33’, foi a vez de Nenê aparecer bem e quase concluir em gol. A trama começou com Jallet e Ceará pela direita. O brasileiro cruzou para o seu compatriota. Nenê, sozinho, no segundo poste, arrematou de primeira e a bola passou próxima ao ângulo direito de Lloris.

Na volta do intervalo, o Lyon entrou com mudança: Gourcuff deixou o gramado e deu lugar ao brasileiro Ederson. A mudança surtiu efeito. Aos 49’, o Lyon acertou o travessão. Jogada muito boa de Gonalons. Penetrou na defesa do PSG, já dentro da área e tocou para Gomis. O atacante do Lyon finalizou de primeira e acertou o poste de Coupet.

Aos 11’ do segundo tempo, Gomis decidiu arriscar de quase do meio da rua. Coupet, que não estava adiantado, ainda assim precisou se esticar todo para evitar o chute venenoso do atacante do Lyon.

O jogo já não era aquele que marcou o primeiro tempo. O Lyon já não dava o mesmo espaço pro Paris jogar e tinha mais presença no ataque. No entanto, ainda não tinha cuidado na hora de subir, pois o PSG era bom no contra-ataque. O gol parecia ser um detalhe, para ambos os times. Muito equilíbrio em campo, e consequentemente o tento poderia ser fundamental para dar o sustento necessário para qualquer uma das equipes se sobrepor.

Aos 30’, quando Komboauré retirou Ceará e colocou Clément, o PSG estava em um lance de bola parada. Nenê cobrou a falta, lançou na área e Hoarau ganhou de toda a defesa do Lyon, inclusive do goleiro Lloris. Quando a bola parecia já sair pela linha de fundo, Giuly salvou e tocou para Camara apenas completar. PSG abria o placar no Parc des Princes.

Depois do gol, Puel fez duas trocas. Briand e Källström deram lugar a Delgado e Pjanic. Faltando 10 minutos para o término do jogo, o Lyon já se sentiria satisfeito apenas com o empate.

Nesse momento, o PSG, com o apoio de sua torcida, tinha a sabedoria de tocar bem a bola e rodar o jogo. Era cuidadoso e não permitia os avanços do Lyon. Deixava o time do OL nervoso e não era afoito em busca do ataque. Faltando dois minutos, Komboauré retirou Nenê, que foi muito aplaudido e colocou Tiéné. Já recuava mais o seu time, satisfeito com o placar curto, porém eficaz.

Com o apito final, ficou claro a estratégia de jogo do PSG. Pressionou desde o início e quando teve a oportunidade, marcou. O Lyon até buscou o jogo, mas não foi superior em momento algum no jogo. A briga pelo título fica distante do Gerland, mas o clube segue na disputa pelas vagas na Liga dos Campeões. Isso precisa ser primordial, até mesmo pela qualidade de seu elenco.

Próximo adversário: Lyon x Montpéllier, quarta-feira, dia 27/04/11. O jogo será no Stade Gerland, às 14h de Brasília, válido pela 32ª rodada da Ligue1.



FOTOS: PSG.fr / olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


PSG 1-0 Lyon - CAMARA


Nenhum comentário:

Postar um comentário