domingo, 10 de abril de 2011

Lyon vence, convece e dá um pontapé na crise

Texto: Alexandre Netto
Revisão: Filipe Frossard Papini

@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Equipe não se apresenta bem no primeiro tempo, mas em compensação faz um segundo tempo excepcional e arrasa o Lens




Depois de passar por uma semana conturbada, o Lyon entrava em campo depois do tropeço de Lille, Marseille e Rennes na 30ª rodada. A chance estava nas mãos. Os jogadores poderiam reverter essa situação e provar para a imprensa e para os torcedores que não existe nenhuma crise no elenco. Conseguir os três pontos frente ao Lens daria mais moral ao elenco, pois ultrapassaria o Rennes, assumiria a terceira posição e ficaria a apenas dois pontos do vice-líder Marseille.

Em campo, Puel arriscou. Voltou a improvisar Jérémy Toulalan na defesa e deixou o capitão Cris no banco. Gonalons assumia a volância e Gomis, machucado, dessa vez integrava o banco. Em seu lugar, Jérémy Pied obtinha a vaga. Veja a formação:




Por outro lado, Bölöni, que já não tem um elenco muito qualificado, não poderia contar com as presenças de Keita e Kovacevic. Fora isso, o time vinha completo e com uma formação idêntica ao do OL. Veja a formação inicial do time visitante:




A partida começou como já era de se esperar. O Lyon indo para cima, e o Lens se segurando. O time do OL, nesse começo de jogo, começava pressionando muito, mas parava na defesa adversária, que estava bem postada. O os visitantes quase não atacavam. Se preocupava apenas em se defender a princípio.

Aos 5’, o primeiro lance de perigo do jogo. Em jogada de escanteio, o Lyon, desperdiçou a chance com Pied, cabeceando pra longe. Um minuto depois, lance polêmico: Gourcuff cruza para Lisandro. O argentino mata no peito e na hora de finalizar, se joga pedindo pênalti. Nada marcado. No contra-ataque, o Lens carregou a bola até o ataque e chegou com perigo à meta de Lloris.

Os 10 primeiros minutos de jogo foram parados. O Lyon tentava muito as jogadas pelas pontas, principalmente com Pied caindo pela esquerda e Briand pela direita. As jogadas não davam muito certo. Källström meio apagado e Gourcuff apenas mostrando vontade, mas sem efetividade. Aos 13’, primeiro cartão do jogo. Touré fez falta em Licha e recebeu a punição. Lens parava o OL na falta.

Na metade do primeiro tempo, o Lyon tinha mais posse de bola, no entanto não fazia o jogo evoluir. Enquanto isso, o adversário jogava recuado e esperava o erro dos donos da casa para atacar. Seu objetivo era o contra-ataque.

No decorrer da primera etapa, pouca coisa mudou. Alguns lances de perigo, mas nada muito susbstancial. O OL não conseguia transformar a sua posse de bola em chances reais de gol, e assim permaneceu até o intervalo. O time saiu sob vaias da torcida que estava presente no Gerland.

No entanto, no segundo tempo, logo aos 51’, o Lyon mostrava que queria acabar com esse vestígio de crise. Källström levanta a bola da intermediária do campo, Lisandro desviou de leve na bola, que por sua vez tocou no pé de Bedimo. O goleiro Runje não conseguiu evitar e a bola entrou no seu canto direito.

Aos 60’, o Lyon ampliava. Escanteio cobrado por Yoann Gourcuff. Dentro da área, Jimmy Briand, sem qualquer tipo de marcação, fez um lindo voo e cabeceou livre, também no lado direito do goleiro adversário. Lyon 2 a 0. Logo depois do gol, Pied deixava o gramado para dar lugar a Ederson, ovacionado pela torcida. A pressão do OL continuava. Em lance de escanteio, o chute de Lisandro vai ao travessão. No rebote, Källström tenta e a bola sobra pra Briand que perdeu. Na última tentativa, foi a vez de Gourcuff armar uma linda bicicleta. A finalização passou perto do gol. Em 20 minutos do segundo tempo, o Lyon jogou muito mais que toda a primeira etapa, e o Lens estava perdido em campo. Aos 68’, o treinador dos visitantes troca Jemâa por Pollet.

Mesmo com a troca, o panorama era favorável ao Lyon. Aos 75’, depois de erro da zaga do Lens, Lisandro driblou o zagueiro, o deixou no chão e penetrou na área. Saiu de cara com Runje, que defendeu com as pontas dos dedos. No minuto seguinte, Pollet arrancou bem e passou pra Roudet. O meia chutou de fora da área e provocou boa defesa de Lloris. Em seguida foi a vez de Briand puxar contra-ataque e Licha desperdiçar.

Aos 78’, Gourcuff deixou o gramado em um misto de vaias e aplausos. Miralem Pjanic entrou. O bósnio tabelou com Källström logo em seguida. O sueco chutou pra fora. Aos 80’, Pjanic trocou passes com Ederson. Na finalização ele tentou encobrir o goleiro e a bola passou perto do gol.

O Lyon já controlava totalmente o jogo desde o começo do segundo tempo. E o Lens continuava sem atacar. Aos 87’ Briand saiu, foi aplaudido merecidamente e deu lugar a Lacazette. Com cinco minutos de acréscimo, ainda tinha havia jogo e bola para rolar. Foi nos acréscimos que o OL marcou o terceiro gol. Cissokho avançou pela esquerda e cruzou na medida para Lisandro Lopéz completar de cabeça e marcar o seu.

Ainda tinha tempo pra mais. Bedimo levanta o pé e derruba Ederson. O lance foi fora da área, mas o árbitro marcou pênalti. O próprio brasileiro foi para a cobrança e errou. Runje defendeu muito bem.

A conclusão é que foi um belo jogo do Lyon, no segundo tempo. O primeiro tempo foi muito fraco, mas o segundo ganhou em emoção e o OL demonstrou por que ainda é um dos grandes clubes da Europa. Enquanto isso, o Lens vai se encaminhando a passos largos para a Ligue2.
Os destaques positivos dos Gones foram:

- Briand - Jogou muito bem pelo lado direito. Fez um gol e se movimentou muito bem.
- Källström - Apesar de sumir um pouco no jogo, contribuiu com belos passes.
- Gourcuff - Saiu sob algumas vaias. Jogou, até certo ponto, bem. Não comprometeu, mas ainda ta longe de ser o Gourcuff do Bordeaux.
- Lisandro - Ele muda a cara do Lyon. Fez uma boa partida, e deixou um gol anotado. Será que ainda tem chances de brigar pela artilharia?
- Pjanic – Entrou ligado no jogo. Armou várias jogadas de perigo e quase anotou o dele.
- Ederson - Entrou bem no jogo. Correu bastante, mostrando que está voltando ao ritmo. Uma pena ter perdido o pênalti.

Próximo adversário: O PSG, fora de casa. O duelo será no próximo domingo, dia 17/04/2011, às 16h. É válido lembrar que o time de Paris está na briga pelo G4 e a partida vai prometer emoções.




FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / Ligue1.com


GOLS DA PARTIDA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário