domingo, 16 de fevereiro de 2020

Lyon decepciona mais uma vez na Ligue 1 e não consegue vencer o Strasbourg em casa

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi / Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Pouca criatividade de lado a lado acabou sendo a tônica para um empate de 1 a 1. Bruno Guimarães foi apenas banco e não entrou em campo




O Lyon vive um momento de muita inconstância. Não só em 2020 como também durante toda a temporada. Após viver um mês de janeiro quase 100% glorioso, fevereiro chega com tropeços. Inclusive contra times menores. A derrota para o PSG no último domingo seria a gota d’água para a confiança da equipe voltar a minar, mas tudo melhorou depois que, no meio da semana, o OL eliminou os rivais do Olympique de Marseille pelas quartas de final da Copa da França. Bater os vice-líderes da Ligue 1 em uma competição de mata-mata seria fundamental para retomar a confiança. Mas seria mesmo?

Em campo, Rudi Garcia promoveu mudanças. No setor defensivo, nenhum mistério. Marçal, inclusive, voltava a posição que na quarta foi ocupada por Cornet. No meio de campo, Thiago Mendes e Caqueret pegaram a vaga, com o possível estreante Bruno Guimarães no banco. Mais a frente, a dupla Traoré e Cornet foi escolhida para jogar nas pontas, servindo a Toko Ekambi. Cherki, Dembélé e Terrier eram banco. Koné, Reine-Adélaïde e Memphis Depay seguem machucados. Veja a escalação:




Para tentar bater o Lyon e permanecer na parte de cima da tabela, o Strasbourg era um visitante perigoso, principalmente na parte ofensiva, que hoje era formada por Zohi, Thomasson, Majeed Waris, fechando o quarteto com o centroavante Ajorque. Para este jogo, o técnico Thierry Laurey não tinha a sua disposição seis jogadores. Três por suspensões: Ndour, Carole e Sissoko. E outros três por lesões: Caci, Corgnet e Botella. Ainda assim, o clube alsaciano levava a campo uma equipe extremamente competitiva. Na imagem abaixo, é possível ver os 11 iniciais:




Com os primeiros minutos de bola rolando, percebia-se que o OL entrou de certa forma desconcentrado. Nos primeiros quatro minutos de jogo, Marçal quase repete o feito desastroso contra o PSG e, por muito pouco, não faz um gol contra terrível. Lopes precisou quase se machucar em contato com a trave para evitar um lance bizarro. Por sorte do Lyon, do próprio Marçal e dá torcida presente, o lance não se concluiu.

A zica parecia estar a solta. Dois minutos depois, ainda aos seis, o OL perdeu Rafael por lesão. O brasileiro saiu bravo e reclamando – não se sabe se foi com Rudi Garcia ou com ele mesmo. Mas o certo é que Kenny Tete entrava em campo muito cedo e o Lyon já queimava sua primeira alteração. Uma sequência muito grande de jogos a cada três dias acaba tendo essas situações como consequência.

Contudo, aos 21’ de bola rolando, o Lyon conseguiu a façanha de abrir o placar. Não havia criado nenhuma oportunidade antes disso e logo na primeira, obteve êxito. A jogada começou do lado esquerdo. Finalmente, Cornet olhou para a área e fez um lindo cruzamento. A bola cruzada passou por toda a zaga até chegar ao centro da área, onde Traoré se antecipou ao zagueiro e apareceu como um legítimo centroavante para concluir de cabeça: 1 a 0!

Defensivamente, o Lyon fazia uma partida praticamente impecável no primeiro tempo. Com exceção do quase gol contra no comecinho do jogo, o OL praticamente não passou sufoco. O caminho das pedras foi muito bem interpretado na leitura do jogo. Com Thomasson – a cabeça criativa do Strasbourg – bem marcado e cercado pela marcação, poucas oportunidades seriam criadas pelo time adversário. E assim acontecia.

A vantagem construída com o gol de Traoré dava uma confiança a mais para o Lyon fazer seu jogo. A postura era ofensiva, mas não agressiva. Arrematava pouco e criava também com pouca frequência. Parecia querer, de maneira muito cedo, segurar o placar. Essa era uma escolha que poderia ser perigosa. Por sorte, o Strasbourg estava travado e não conseguia passar do meio de campo. Mas precisavam de uma bola para mudar o jogo se o OL seguisse nessa postura.

E isso, claro, aconteceu. E foi logo no finalzinho do primeiro tempo. Majeed Waris apareceu centralizado no meio de campo e conseguiu um passe que cortou toda a defesa do Lyon. Zohi apareceu entre os defensores e saiu frente a frente com Lopes. Ele não teve muito trabalho de colocar no cantinho e empatar. O árbitro chegou a anular o gol, mas o VAR, de maneira correta, acabou validando o 1 a 1!

No retorno para a segunda etapa, esperava-se um Lyon mais agressivo, ofensivo e participativo no jogo. Não foi assim que aconteceu. O time voltou com as mesmas deficiências de antes. Propunha o jogo, mas tinha enormes dificuldades para concluir isso em algum lance de perigo. Aos 15’ do segundo tempo, Rudi Garcia se viu forçado a fazer sua segunda mexida, colocando Dembélé no lugar de Traoré. Toko Ekambi, então, faria a beirada do campo a partir dali.

Após o gol e uma outra chance perdida por Traoré ainda no primeiro tempo, a terceira oportunidade de perigo que o Lyon criou foi apenas aos 22’ do segundo tempo. Caqueret, quase como um armador, achou Toko Ekambi se deslocando pela direita. O camaronês recebeu e rapidamente fez um belo cruzamento para a área. Cornet apareceu no segundo pau para concluir, mas finalizou mal. Estava sozinho.

Aos 27’ da etapa final, o Lyon criou mais uma oportunidade gol. Novamente saindo dos pés de Caqueret. O jovem volante achou o lateral Kenny Tete aparecendo com velocidade pela direita. O holandês recebeu a bola e arrematou com força no cantinho. O goleiro Sels fez boa defesa. Logo em seguida, duas mexidas no jogo. O Lyon queimava sua última com Terrier no lugar de Cornet, enquanto Laurey mexia pela primeira vez, colocando no seu time Djiku para a saída de Zohi.

Enquanto o Lyon, da sua maneira, tentava impor uma pressão sem levar perigo. O Strasbourg estava atento as poucas oportunidades que, eventualmente, poderiam aparecer. E quase viram o jogo aproveitando chances assim. Simakan fez boa jogada, aos 34’ do segundo tempo. Marçal tentou fazer o corte e acabou entregando nos pés de Liénard. O volante arriscou dali mesmo e por muito pouco não surpreendeu o goleiro Lopes em um gol encobrindo-o.

Após o perigo criado, Thierry Laurey mexeria no seu time pela segunda vez, colocando o sul-africano Lebo Mothiba no lugar de Majeed Waris. E o time visitante parecia gostar mais do jogo do que o próprio OL. Aos 41’ da etapa final, Kenny Lala pegou a bola na esquerda e saiu em velocidade entrando pelo meio. Passou por um defensor e mandou um chute venenoso de fora da área que surpreendeu Lopes. O goleiro não chegou nela e a bola bateu na trave.

No finalzinho do jogo, o Lyon parecia já ter aberto mão da busca pela vitória. Sofria muito mais defensivamente, inclusive. O Strasbourg parecia confortável em seu jogo. O empate era um bom placar para eles, mas pareciam ter muito mais fôlego nos últimos minutos, minando qualquer chance do OL ficar na frente do marcador novamente. E assim controlou o jogo até o apito final, em mais uma decepcionante atuação do Lyon em casa pela Ligue 1

O próximo embate do Lyon já é na próxima sexta-feira (21), em jogo válido novamente pelo Campeonato Francês. O adversário será o Metz, atual campeão da Ligue 2 e que atualmente faz uma campanha de permanência na competição, mas por enquanto sem flertar com o rebaixamento. O jogo será às 16h45 do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS:  ol.fr
CAMPINHOS: L'Equipe


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário