sábado, 25 de fevereiro de 2023

Brasileiro faz gol de falta, Jeffinho estreia e Lyon vence o lanterna da Ligue 1!

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


A vitória por 3-1 diante do Angers consolidou a boa entrada do jovem Amin Sarr no segundo tempo, um golaço de falta de Thiago Mendes e Jeffinho sendo o 23º brasileiro a vestir a camisa do Lyon em jogos oficiais!




A situação do Lyon na temporada segue extremamente instável. Quando o time parecia que iria emplacar um bom momento, acabou tropeçando diante do Auxerre na rodada passada e voltou de lá sem nenhum ponto. Isso colocou a equipe novamente numa situação complicada e no meio de tabela, praticamente impossível de se resolver até o restante da temporada pelo nível que vem apresentando. Neste sábado, enfrentou o Angers, lanterna máximo da competição, que entrou em campo com apenas 10 pontos somados até aqui. Ganhar era bem mais do que obrigação, seria um momento e de evitar uma nova crise.

Mas o time da casa, apesar dos vários desfalques, é claro que entrava em campo para ganhar. Abdel Bouhazama, profissional promovido das categorias de base, era o técnico que comandava o time. Ele manteve a mesma estrutura tática da rodada anterior, escalando o seu time no tradicionalíssimo 4-4-2. E pra esse jogo, ele não tinha algumas peças fundamentais, como o suspenso zagueiro Blazic, o volante Ould Khaled e o atacante Diony. Além do goleiro reserva Fofana. O time que foi a campo para enfrentar o Lyon você consegue visualizar na imagem abaixo, apesar de Salama fazer as vezes o meio nessa foto:


O Lyon também vinha com desfalques importantíssimos e isso limitava os 11 iniciais em setores fundamentais. Lacazette e Tolisso eram os principais nomes sentidos. O atacante é um dos artilheiros da temporada francesa e o time sente muita falta dele quando se ausenta. E o volante tem sido o motorzinho do time na sequência boa que emplacou no mês de fevereiro. Hoje, Thiago Mendes e Dembélé foram os escolhidos para começarem jogando, portanto. Soma-se a lista de desfalques o lateral Gusto – que hoje era substituído pelo zagueiro Diomandé, improvisado na direita – e os reservas Boateng e Aouar. Assim ficou o OL pro jogo, hoje num 4-3-3 com Cherki pelas beiradas e Barcola na direita:


Com o Stade Raymond-Kopa razoavelmente vazio, mas com a organizada inflamada atrás do gol à esquerda, o Angers foi quem começou colocando fogo no jogo. Niane teve uma oportunidade antes mesmo do cronômetro do árbitro apontar um minuto de jogo. Ele recebeu bola alçada por Mendy e apareceu nas costas de Lovren para cabecear e levar um ligeiro perigo ao gol de Lopes.

Ali já dava pra perceber que o time da casa não foi pra jogo à passeio. Queriam também o resultado, estão com a corda no pescoço e jogar em seu recinto é a única arma que tinham. Colocaram muita pressão no começo da partida, ganhavam divididas no meio e conseguiam fazer com que o ataque do OL não conseguisse fazer a ligação do meio com os homens de frente. A postura deles preocupava ao Lyon.


Só perto dos 20’ de bola rolando que o OL conseguiu equilibrar as ações e achar algum espaço pra pelo menos tentar fazer seu jogo. Mas ainda era pouco. O time estava totalmente desconectado. Cherki tentava, mas jogando pela beirada não era a sua praia. No lado direito, Barcola estava sozinho, já que o improvisado Diomandé não subia o suficiente para fazer uma incursão ofensiva. Dembélé passou quase o primeiro tempo inteiro sem encostar na bola.

Ainda melhor no jogo, o Angers teve uma oportunidade legal aos 31’ de jogo, quando conseguiram sair tocando da sua própria área até chegar ao ataque e Abdelli desperdiçar a chance arriscando de fora da área. Um minuto depois, foi a vez da jogada surgir pelo lado direito. A bola alçada alcançou a cabeça de Sima, que subiu mais alto que Lovren, acertou a finalização, mas errou o cabeceio.


O Lyon realmente parecia perdido no jogo. Não conseguia abrir espaço, não tinha caminho para percorrer. Não havia sequer finalizado praticamente durante todo o primeiro tempo. Mas Lepenant tentou uma jogada individual na entrada da área e acabou sofrendo falta. O Lyon, que nem tem uma bola parada tão boa assim, achou o seu gol nesse momento. Thiago Mendes decidiu cobrar, tirou da barreira e acertou o cantinho do goleiro Bernardoni aos 38’ de jogo. 1 a 0!

O gol serviu para pelo menos acalantar um primeiro tempo sofrível de parte a parte. Um jogo que pecou na parte técnica, foi horrível na parte tática, mas que sobrou desempenho físico. Pouco brilho e nenhuma entrega ao torcedor que pagou ingresso e ao torcedor que assistia pela TV. O OL deu sorte no gol achado. O Angers, se tivesse um empurrador de bolas mais qualificado, poderia ter feito o seu. Diony, o machucado que não foi pro jogo hoje, fez falta nessa primeira metade.


A segunda etapa começou bem diferente. O Lyon criou uma chance com menos de um minuto, em uma pedalada de Cherki que acabou indo pra fora. O Angers respondeu pouco tempo depois com uma boa jogada de Mendy pelo meio de campo e Sima receber na entrada da área e fazer um “chutamento” por cima do gol. Lukeba também teve sua chance de cabeça, no comecinho, mas ficou com Bernardoni. Mas definitivamente era um jogo mais aberto do que aquela aberração da primeira etapa.

Uma das melhores chances do Angers no jogo surgiu novamente pelos pés do bom volante Batista Mendy. Ele achou Sima entrando na área. O senegalês recebeu em ótimas condições para bater cruzado e Lopes defender com os pés. Depois da oportunidade perdida, o técnico Abdel Bouhazama abriu mão do atacante Niane para colocar outro homem de frente. O escolhido foi Hunou. Pouco tempo depois, saiu Ghoulam para a entrada de Sabanovic. No Lyon, Amin Sarr e Jeffinho entram nos lugares de Dembélé e Cherki. Era a estreia do brasileiro pelo OL aos 22’ do 2º tempo.


Logo depois das mexidas, o Angers de novo teve uma chance incrível para deixar tudo igual. Foi uma jogada que começou pelo lado direito, de pé em pé, tabelando e neutralizando um a um da marcação do OL. Quem entrou na área com a bola aos pés foi o meia-atacante Salama, que conseguiu finalizar muito bem, mas um pouco sem ângulo. Mandou um pombo sem asa que Lopes defendeu mais no reflexo e no susto do que no talento em si. Bela jogada!

Aos 30’ do 2º tempo, o Lyon parou de correr riscos e conseguiu chegar ao seu segundo gol no jogo. Diomandé cobrou lateral lá no fundo do lado direito, perto do escanteio. Caqueret recebeu sem marcação e avançou como um facão pela área, quase na linha de fundo. Ele fez a assistência com açúcar para Amin Sarr aparecer antecipando a defesa e empurrando para as redes sem dificuldades. 2 a 0!


O jogo parecia controlado. O Lyon era um time bem melhor que aquele do 1º tempo, tinha a vantagem no placar e era só administrar o cronômetro, que já se aproximava do fim de jogo. Mas é claro que o Lyon precisa dar aquela dose sincera de desespero ao torcedor. Aos 42’ do 2º tempo, Dejan Lovren foi tocar bola na área e entregou um presentaço para Sima. Que aproveitou, tirou Lopes da jogada e fez o do Angers: 2 a 1!

No finzinho de jogo, Blanc colocou El Arouch – o queridinho da torcida e rei da base – no lugar de Thiago Mendes. Ele não participou ativamente, mas logo em seguida o OL conseguiu marcar mais um. Foi uma jogada de Amin Sarr em tabela com Barcola, que conseguiu avançar com a bola e tocar na saída do goleiro Bernardoni para marcar e ser dado o impedimento. Mas o gol foi validado pelo VAR logo em seguida. Por fim, Henrique entrou no lugar de Tagliafico só para cozinhar o jogo e o OL saiu com a vitória.


O próximo compromisso do Lyon não vai demorar muito. Agora é a vez de jogar em casa e por outra competição. Chegaram as quartas de final da Copa da França e o OL vai encarar o Grenoble no Groupama Stadium, na próxima terça-feira (28), às 17h10 do horário de Brasília. O jogo é único e mata-mata. Quem vencer ali avança para a semifinal. Até lá!

CAMPINHOS: Prime Video
FOTOS: Ligue1.fr | ol.fr | angers-sco.fr


OS GOLS DA PARTIDA:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário