segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Delgado afirma-se no Lyon

Após ter levado quase um ano para assentar verdadeiramente no Stade de Gerland, o médio César Delgado, do Olympique Lyonnais, parece ter, finalmente, convencido o treinador Claude Puel de que é o homem certo para servir o sempre eficaz Karim Benzema no ataque dos heptacampeões franceses.


Sorte mudou em Novembro
O jogador de 27 anos fez, ele mesmo, balançar as redes nos dois últimos encontros do Lyon, primeiro na moralizadora vitória por 2-0 na Liga francesa no estádio do Grenoble Foot 38, em 17 de Janeiro, e, novamente, este sábado, quando os comandados de Puel esmagaram os amadores do US Concarneau na Taça de França. Com 20 internacionalizações pela seleção da Argentina no seu currículo, mas nenhuma desde que se mudou para França, Delgado viu a sua sorte mudar drasticamente em Novembro. Até então, em dez meses tinha apenas disputado nove partidas pelo Lyon, que há um ano o contratou ao CD Cruz Azul, do México, por 7,5 milhões de euros. Só que desde Novembro, "el chelito", como também é conhecido, alinhou em cinco encontros do Lyon, tendo sido titular em quatro deles, a maior parte das vezes com as funções de organizador de jogo.


"Muito apreciado"
A sua alcunha deriva de uma referência ao seu antigo colega no Cruz Azul e homônimo Marcelo Delgado, também ele conhecido como "el chelo", mas o jogador do Lyon, natural de Rosário, quer deixar gravado o seu próprio nome no clube gaulês. Depois de não ter conseguido impressionar o antigo treinador, Alain Perrin, Delgado aproveitou da melhor forma a oportunidade que lhe surgiu no final do ano passado, fruto de uma longa lista de lesões no clube. "Ele nunca desistiu e é, também, muito apreciado por todos fora dos gramados", referiu Puel. "A sua ajuda foi importante em Novembro". Talvez a sua melhor exibição tenha surgido no encontro com o SM Caen, em Dezembro, partida na qual assistiu Benzema para o único gol do jogo e que garantiu ao Lyon a liderança na Liga francesa, no começo de 2009.


Seleção como objetivo
"Quando vim para o Lyon não estava bem fisicamente", explicou o campeão olímpico de 2004. "Demorei algum tempo até recuperar, mas tive sempre um objetivo em mente, mostrar aquilo que era capaz de fazer. Agora sinto-me bem na equipe". Partindo do princípio de que vai conseguir manter a titularidade, apesar da concorrência de Juninho Pernambucano e Miralem Pjanić, o próximo objectivo de Delgado passa por regressar à seleção argentina. E um passo importante para esse regresso poderá ser dado com boas exibições frente ao compatriota Lionel Messi, quando o Lyon enfrentar o FC Barcelona nos oitavos-de-final da UEFA Champions League, dia 24 de Fevereiro e 11 de Março. "Sei que [o treinador Diego] Maradona me conhece e tem vindo a seguir as minhas atuações", garantiu Delgado, que deverá já estar de olhos postos no embate particular da Argentina com a França, agendado para 11 de Fevereiro, em Marselha.


FONTE: UEFA.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário