domingo, 3 de abril de 2022

Em estreia do brasileiro Tetê, ele marca golaço e dá a vitória para o Lyon diante do Angers

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


O ex-jogador do Shakhtar entrou aos 32 do 2º tempo e precisou somente de três minutos para cravar a vitória do OL. Dembélé também brilhou e marcou dois




A fase não é boa para o Lyon no Campeonato Francês, sob protestos justificáveis de seu torcedor, o time entrou para a 30ª rodada da competição amargando um modesto 10º lugar e com um comportamento bastante hesitante, sem engrenar e decepcionando em momentos cruciais. Na tarde deste domingo, teria um adversário com ambições menores, claro, mas que vivia uma situação similar. O Angers, então 14º colocado, é um time que investiu razoavelmente para a temporada e ainda flerta com o rebaixamento. Por isso, por lá também há uma certa cobrança da torcida para um jogo onde aparentemente ninguém poderia perder pontos.

E o OL veio com novidades em relação aos jogos anteriores. Já não tinha disponíveis os casos cirúrgicos de Diomandé e Cherki, e essa semana também perdeu Caqueret pelas próximas quatro semanas, além de Toko Ekambi, que voltou doente das eliminatórias. Bosz se viu refém pela escassez de nomes no meio de campo e sacou Thiago Mendes que vinha jogando improvisado na zaga e o devolveu ao meio. Boateng retornou ao time titular. Gusto também pegou o lugar de Dubois na direita e Aouar ficou com a vaga de Toko Ekambi. Outra novidade era Tetê – recém contratado no banco de reservas como opção. Veja como ficou:


O Angers tinha como sua principal arma contra o Lyon – além do ótimo meia Angelo Fulgini – o técnico Gérald Baticle. Até a temporada anterior, ele era treinador auxiliar na equipe fixa do OL durante muitos anos e se aventura como técnico profissional a partir da atual temporada. Ele ganhou para esse jogo a volta de Manceau e Ninga, suspensos na rodada anterior, mas que começavam no banco. De fora, Thomas (suspenso), Bentaleb (gripado) e Cabot (lesionado) fecham a trica de desfalques do Angers. Jogando no 3-5-2, ele optou por começar com Mendy improvisado na primeira linha de defesa. Assim ficou a formação do time visitante:


O Lyon começava a partida com volume de jogo dos mais interessantes. Conseguia tocar a bola com alguma facilidade no campo defesa do Angers, mas pecava muito na hora de trocar os passes. Confundia velocidade com pressa e isso não permitia uma certa qualidade na posse de bola. Muitos (muitos mesmo) erros de passes e ainda uma certa dificuldade de penetração na área adversária. Chutes de fora da área e cruzamento pareciam ser o caminho mais óbvio.

Foi assim que o OL incomodou no comecinho em três oportunidades distintas. Primeiro, um chute de fora da área de Thiago Mendes, depois de tabelar com Paquetá. Levou perigo! Depois, um cruzamento de Emerson Palmieri que atravessou toda a área e achou Ndombele do outro. Ele bateu mascado e mandou por cima. Depois, foi Gusto quem pegou um rebote depois de bola alçada na área e quase surpreendeu o goleiro adiantado. Seria um belo gol, faltou pouco!


E, por incrível que pareça, o gol que o Lyon conseguiu só apareceu quando o time conseguiu destravar o jogo pelo meio. Faivre puxou da direita para o centro e tabelou com Ndombele, o volante do Tottenham, emprestado ao OL, conseguiu achar um belo passe para seu quase xará Dembélé. O centroavante do Lyon não teve trabalho de dominar entre os zagueiros e tocar na saída do goleiro Mandréa. 1 a 0!

A resposta do Angers só apareceu aos 34’ de jogo e, claro, usando o único recurso que tinha nessa primeira etapa: o contra-ataque. Boufal recebeu na esquerda e com muito campo para correr, assim o fez. Chegou até a entrada da área e conseguiu fazer um passe para Pereira Lage conseguir completar. A bola chegou a tocar na trave no melhor lance do time visitante até então no jogo.


No lance seguinte, o Angers imediatamente deu mais uma resposta ao jogo do Lyon, e de novo chegou com um cruzamento rasteiro. Dessa vez, foi Bahoken quem não conseguiu balançar as redes. Ele até conseguiu completar o cruzamento, mas Lopes estava muito bem atento e excelentemente bem colocado para interferir e impedir o gol de empate. Um momento de apagão da defesa dos Gones que assustou a torcida.

Depois que marcou o seu gol, o Lyon parece ter sentado na vantagem e perdeu aquele ímpeto que tinha antes de ter aberto o placar. 1 a 0 era um resultado perigoso e – ainda assim, mesmo que inconscientemente – o OL preferia correr esse risco. O Angers, que também precisa de pontos, tentava se aproveitar da melhor maneira possível. Mas se o Lyon tinha dificuldades de quebrar a linha defensiva do Angers, o próprio Angers tinha muito mais em fazer isso com o OL.


Na volta do intervalo, muito mais intensidade do que antes. O Angers, ainda esperto no contra-ataque, aproveitou mais um cochilo da zaga do OL. Aos cinco minutos, Boufal foi acionado na esquerda e saiu em disparada. Ele deixou para Mendy, que continuou a jogada pelo lado. O volante cruzou e a bola chegou a quicar na área do Lyon sem qualquer zagueiro para cortar. Mas Pereira Lage chegou e completou de cabeça para empatar: 1 a 1!

A resposta do OL saiu praticamente na saída de bola. O ítalo-brasileiro Emerson Palmeiri trouxe a bola do lado esquerdo até o centro. Dembélé recebeu, tabelou com Paquetá – que devolveu de letra – para o mesmo Dembélé receber da entrada da área e descer o sapato para colocar o Lyon na frente de novo. Uma jogada rápida em triangulação. Parecia ser esse o caminho das pedras para quebrar a defesa alvinegra.


Mas o saldo positivo do Lyon não demorou muito tempo. De novo o time cochilaria na defesa e daria espaço e condições para o próprio Angers marcar mais um e pressionar de novo. Mais uma vez foi em lance de cruzamento. Pereira Lage apareceu de novo e colocou na área onde estava Boufal. O marroquino não tinha qualquer marcação e teve tempo de dominar a bola antes de empurrar para empatar: 2 a 2!

Perto dos 25’ do 2º tempo, o Lyon fez suas duas primeiras mexidas. Entraram Tino Kadewere e Henrique para as saídas de Jérôme Boateng e Emerson Palmieri. Thiago Mendes faria a zaga, como era previsto antes do jogo. Depois, foi a vez de Baticle mexer, colocando Ounahi e o bom jovem Ali Cho nos lugares de Capelle e Fulgini, que dessa vez não brilhou e não chamou o protagonismo pra si, como de costume.


Aos 32’ do 2º tempo, brilhava a estrela do estreante. Entrava o brasileiro Tetê no lugar de Ndombele, e seria dos pés dele que o Lyon ficaria na frente de novo. Apenas três minutos depois, ele recebeu de Gusto na direita, um passe pra trás. Ele teve tempo de receber, olhar para o gol e bater de canhota no cantinho! 3 a 2! Depois do gol, o Angers abriu mão de Bahoken e Boufal para as entradas de Jakolis e Ninga.

Antes do fim, ainda deu tempo de Baticle colocar Bamba no lugar de Pereira Lage, mas mesmo com toda uma pressãozinha no final do jogo, era tarde demais para o Angers tentar alguma coisa. O técnico também mexeu errado em tirar todas as suas potências ofensivas na segunda etapa. O OL correu muitos riscos, errou demais, mas conseguiu fazer o que importava, que era sair com a vitória no bolso.


O Lyon agora volta suas atenções para a Liga Europa, onde terá um novo desafiante, agora válido pelas quartas de final da competição. Vai encarar o West Ham, da Inglaterra. O primeiro jogo será no Estádio Olímpico de Londres, na próxima quinta-feira (7), às 16h do horário de Brasília. Até lá!

FOTOS: ol.fr | angers-sco.fr
CAMPINHOS: Canal +


MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário