sábado, 21 de janeiro de 2023

Com hat-trick de Lacazette e duas assistências do brasileiro Tetê, Lyon avança na Copa da França

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


OL enfrentou o nanico Chambéry, de divisões regionais, e não teve dificuldades em conseguir sua vaga para as oitavas do mata-mata francês




O Lyon vive uma situação bastante conflitante na temporada. Vem jogando aos trancos e barrancos e mostrando um resultado muito abaixo da média. Não à toa é apenas o 9º na tabela de classificação. Pela Copa da França, tinha feito um jogo apenas até aqui. Bateu o Metz da Ligue 2 por 2-1 e avançou. Hoje, teve seu compromisso pelos 16 avos de final e diante de um adversário regional, que joga o equivalente a 5ª divisão: o Chambéry, da cidade que fica a 1h de Lyon e, não à toa, o clube local decidiu jogar o jogo para o Groupama Stadium, casa do OL.

Diferentemente dos Gones, o time da Savoia precisou escalar degraus para chegar até essa fase da Copa da França. Venceu três compromissos contra adversários mais ou menos do seu nível e agora teria um adversário bem superior tecnicamente. Por isso, o técnico Cédric Rullier escalou o time precavido, com uma postura mais defensiva e povoando o meio de campo. A grande atração do time começava no banco de reservas. Nassim Akrour, de 48 anos, que ainda joga futebol profissionalmente. Assim ficou escalado:




Pelo lado do Lyon, Laurent Blanc sabia que não podia dar sopa pro azar e não poupou esforços para conseguir um resultado rápido e sem sustos. De fora, deixou Gusto e Lukeba, por orientação do departamento de fisiologia, para não forçar uma eventual lesão. O treinador também deixou de fora o meia Faivre e o atacante Toko Ekambi. Ambos podem deixar o clube nos próximos dias. Blanc disse que não estão focados no time o suficiente. De volta ao time estava Henrique, Damien da Silva e Aouar, mas todos começando no banco. Veja o time:




O Chambéry time da casa, que não era da casa, começou assustando, acredite ou não. Começou a fazer uma pressão que deixou o time do OL um pouco confuso defensivamente. Quase abriram o placar logo aos cinco minutos de jogo. Uma cobrança de escanteio que houve um apagão geral na defesa. A bola sobrou sozinha para Fortier na segunda trave. Por sorte, a cabeçada do atacante não levou perigo.

O Lyon buscou responder quase no lance seguinte. E foi também por escanteio. Cherki cobrou com precisão e achou Diomandé na área. O zagueiro deu uma testada fulminante na bola, com muita força mesmo. Teria o destino correto se não fosse uma defesa incrível do goleiro Blachon, que evitou o gol naquele momento. Ali começava a desmontar o castelo de cartas que o Chambéry havia preparado.


No minuto seguinte, enquanto o Chambéry tentava atacar, o Lyon roubou a bola e armou um contra-ataque em que a bola passou por muita gente. Mas foi Tolisso quem achou Cherki na direita. O jovem meia partiu pra dentro, deixou com Tete e o brasileiro rapidamente acionou Lacazette dentro da área para só concluir em gol, quase sem trabalho algum. Um gol de futsal para abrir o placar aos dez minutos de jogo. 1 a 0!

O Chambéry não desistiu e quase empatou com Volic. Um bom chute de fora da área. Lopes estava atento e abraçou a bola. Tudo isso bem no comecinho do jogo. Com 13’, Tete quase fez o segundo em duas oportunidades no mesmo lance. Na primeira, Blachon saiu bem e evitou o gol de cavadinha. No rebote, o brasileiro tentou com chute direto e a zaga cortou bem em cima da linha, literalmente.


Aos 33’ de jogo, quase um replay aconteceu. Foi o momento em que o Lyon conseguiu o seu segundo gol no jogo. De novo, uma jogada que lembrou muito um lance de futsal. A bola saiu de trás do meio de campo sendo carregada na troca de passes bem rápida. Novamente Cherki carregou ela no terço final e achou o passe para Tetê. O brasileiro encontrou Lacazette na boca do gol e só fez o passe para o atacante completar: 2 a 0!

Antes do fim do primeiro tempo, o time de Savoia tentou mais uma vez abrir o placar. Foi um chutaço de Scarantino que pegou um efeito muito certeiro, somado a potência do chute, forçou Lopes a fazer uma defesa de mão trocada que arrancou suspiros do torcedor. Talvez tenha sido a melhor chance do Chambéry durante toda a primeira etapa. O Lyon corria riscos absolutamente desnecessários para um time de nível tão inferior.


O segundo tempo começou com a mesma pegada. O Chambéry se entregando com tudo, como se fosse o jogo de sua vida. Começou incomodando bastante e fazendo, de novo, a zaga do Lyon bater cabeça. Mas faltava muito mais para poder incomodar de fato e querer mudar a história do jogo. O OL, por sua vez, quando chegava, quase marcava. Foi assim com Tetê aos sete minutos, em chute de fora da área que o goleiro Blachon evitou o perigo.

Não demorou muito tempo para o Lyon mexer pela primeira vez. Blanc pôs em campo Lepenant para a saída de Thiago Mendes. Simplesmente para manter a intensidade do setor. Pouco depois, foi o Chambéry quem mexeu, com o idoso Akrour em campo, além de Bury. Saíram aqueles que até então foram os dois que tinham mais criado chances ofensivas para o time mandante, Fortier e Volic.


O Lyon chegaria ao seu 3º gol com uma linda jogada individual de Bradley Barcola pela esquerda. O jovem atacante do Lyon fez um salseiro por lá, driblou dois e limpou a jogada antes de fazer uma assistência com açúcar para Lacazette aparecer de novo no centro da área e novamente só tendo o trabalho de empurrar para o gol. Era o hat-trick do atacante do Lyon e festa sem amargor nas arquibancadas. Lyon 3-0!

Depois do terceiro gol, o Lyon mexeu pela segunda vez, com Dembélé no lugar de Barcola – que acabara de fazer um lance lindo na assistência do gol. Pouco tempo depois, entraram Aouar e Henrique para que Tolisso e Tagliafico deixassem o gramado. O técnico Rullier também trocou para o modesto time regional, colocando mais dois atletas em campo, queimando sua 3ª e 4ª mexida. Foi a campo Kebani e Hdoubane para as saídas de Matias e Scarantino.


Já partindo para o fim do jogo, o Lyon teve uma oportunidade única de colocar mais um gol no placar, depois que Kumbedi recuperou bola quase na linha de fundo do adversário e conseguiu cruzar para Dembélé aparecer sozinho dentro da área. Mas o centroavante que acabara de entrar, se embolou todo na hora de tomar a decisão e mandou pateticamente por cima do gol. Feito isso, o Chambéry queimava sua última mexida com Jacquet no lugar de Cetin.

Pé no freio? Que nada. Quase no finalzinho do jogo, o Lyon tentou mais um gol, com Cherki fazendo jogada individual na entrada da área, passando por um monte de gente, tabelando com Lacazette, mas com Tetê finalizando com chute cruzado pra fora. O OL venceu bem, sem problemas, mas escancarou várias falhas, tanto defensivamente quanto ofensivamente. Por sorte, era um time inofensivo do outro lado.


O próximo compromisso do Lyon será somente no domingo da próxima semana. A mentalidade volta a ser a Ligue 1, onde o time se encontra em situação delicada. Mas vai enfrentar um dos sacos de pancadas do ano, o Ajaccio. A concentração pra vencer esse jogo precisa ser total. O duelo será no dia 29, às 13h05 do horário de Brasília, pela 20ª rodada. A partida será no Fraçois-Coty, na Córsega. Até lá! 

CAMPINHOS: L'Equipe
FOTOS: ol.fr | fff.fr


OS GOLS DA PARTIDA:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário