sábado, 14 de janeiro de 2023

Lyon decepciona mais uma vez e perde em casa para o então vice-lanterna

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Strasbourg chegou a perder dois jogadores por lesão ainda no primeiro tempo, mas precisou de duas bolas para decretar a vitória em noite com John Textor presente no Groupama Stadium e muitos protestos da torcida




O Lyon vive uma temporada totalmente irregular e isso não é de hoje. O time não consegue engrenar e quando vence uma partida, tropeça em outra que seria proibida de tropeçar e tudo parece ir embora pelo vento. O elenco ainda tenta se encaixar e Blanc ainda não achou o caminho. No Groupama Stadium, para encerrar o 1º turno, a oportunidade era diante do vice-lanterna. Esse era um jogo proibido sequer de empatar. Enquanto o time visitante precisava sair da zona incômoda.

Blanc não titubeou e armou o time totalmente diferente, do jeito que imaginava que seria interessante vencer o adversário. Foi de um 3-5-2 que a princípio agradava aos torcedores mais atentos nas redes sociais. Gusto retornava ao time principal depois de voltar de lesão e ficar 100% e Cherki mais uma vez ganhava a chance com titular, bem como o recém chegado Lovren na defesa. De fora, os lesionados Pollersbeck e Aouar, mas também Henrique, Da Silva e Faivre, estes por opção técnica. Assim ficou escalado o OL:




O time visitante já começava com problemas na própria comissão técnica. Após uma série de jogos ruins que levou a equipe a ficar nessa incômoda penúltima colocação, o bom Julien Stephan acabou sendo demitido na semana passada, com Le Scornet assumindo provisoriamente o chapéu no jogo de hoje. E ele já chegava com dores de cabeça. Não tinha o goleiro reserva Kawashima, os laterais direito Fila e Dagba, o direito Delaine e o meia Kandil. Todos por lesão. Por pouco não ficou em casa também o zagueiro Djiku, que se recuperou a tempo e começava jogando. Veja como ficou o time:




Nos primeiros minutos de jogo, a torcida organizada do Lyon aproveitou a presença do estadunidense John Textor na torcida – pela primeira vez desde que comprou o clube – para erguer faixas em protesto ao clube aos que, na visão da torcida, são incompetentes na gestão. Criatividade nas arquibancadas e, em campo, quem parecia inspirado era Rayan Cherki. Foi dos pés dele que surgiram as duas principais primeiras chances de gol.

O jovem jogador, primeiramente construiu uma triangulação envolvendo Lacazette e um passe final para Tolisso entrar na área e bater cruzado e passar raspando a trave do bom goleiro Sels. Logo em seguida, foi uma jogada individual dele, onde tabelou e recebeu de Lacazette para finalizar em cavadinha. O goleiro belga apareceu desta vez e defendeu com o queixo, evitando o que seria o 1º gol.


O Strasbourg precisou mexer antes mesmo dos 20’ de jogo, quando o capitão Linénard sentiu uma lesão ao trombar com o próprio colega de time. Ele não aguentou seguir em campo e deu lugar ao jovem Bouebari, zagueiro da base que jamais havia entrado em campo pelos profissionais do clube Alsaciano. Ele, por ser canhoto, acabou assumindo a lateral. Era mais um problema defensivo para o técnico Le Scornet.

Quando o Strasbourg resolveu atacar pela primeira vez, conseguiu um escanteio. Na cobrança, Prcic colocou na área e Toko Ekambi rebateu mal. A bola sobrou na entrada da área e Aholou aproveitou a oportunidade para bater dali mesmo, de canhota, perna que não é a boa. E meteu um golaço. A bola entrou no cantinho de direito de Lopes, que tentou chegar nela e não conseguiu. Placar aberto aos 28’ de jogo.


Enquanto o gol saía, o Strasbourg perdia mais um soldado por lesão. Agora foi a vez de Bellegarde, que deixou o campo com dores para dar lugar ao volante Sissoko. Logo após a mexida, o Lyon teve um escanteio ao seu favor, mas quem marcou foi o Strasbourg. Foi lance de contra-ataque ligado pelo goleiro Sels. Gameiro foi até a área, tentou dar uma cavadinha em Lopes e Gusto só precisava espanar. Se embananou todo e o lance virou uma esquete dos trabalhões. Mas Diallo acabou marcando numa cena absolutamente patética da defesa do OL. 2-0!

O Lyon não se abalou, apesar da atuação muito ruim. O time permanecia vivo e queria atacar a todo custo ainda no primeiro tempo. Foi assim que Cherki, de novo ele, apareceu na entrada da área e tentou fazer um cruzamento que Sissoko cortou com o braço. O árbitro marcou pênalti, o VAR confirmou e Lacazette colocou a bola na rede com categoria. O OL tentou até o fim da primeira etapa o empate, mas não foi feliz. 2-1.


Na volta para o segundo tempo, o Lyon começou com uma intensidade interessante. Cherki, de novo, era o protagonista das jogadas ofensivas. Chegou a criar duas oportunidades excelentes antes mesmo dos dez da etapa final. O goleiro Sels era literalmente o responsável por garantir a vitória parcial do Strasbourg até aquele momento, embora o Lyon parecia querer ultrapassá-lo a qualquer instante.

Aos 12’, Toko Ekambi teve boa oportunidade na esquerda. Passou por um marcador, avançou e consegui um passe para Lacazette, que acabou sendo muito forte e o centroavante do OL não conseguiu chegar. No momento seguinte, Blanc sacou o camaronês do jogo e colocou Barcola, na primeira mexida do time no jogo. Toko Ekambi saiu revoltado, direto pro vestiário e quebrando tudo ao caminho.


O OL seguia pressionando bastante, conseguindo inclusive trocar passes dentro da área do adversário. A bola insistia em não entrar. Muitas vezes o bate-rebate não caia nos pés do jogador certo, mas o Lyon insistia. Barcola entrou muito bem e fazia um papel importante na esquerda. O gol parecia questão de tempo, enquanto Le Scornet mexia suas últimas trocas, com Aholou e Gameiro dando espaço a Diarra e Mothiba, respectivamente.

Pouco tempo depois, foi a vez de Blanc mexer duas vezes, colocando em campo Reine-Adélaïde e o brasileiro Tetê nos lugares de Tolisso e Diomandé, respectivamente. Um minuto depois, Malo Gusto sentiu a coxa e pediu alteração, dando lugar ao jovem Saël Kumbedi. Queimada todas as mexidas no jogo, os atletas tinham um pouco mais de dez minutos para resolver a partida naquele momento.


Já na casa dos 40’, o Lyon teve sua melhor chance no segundo tempo, quando Tetê cruzou na área e Thiago Mendes apareceu na segunda trave para escorar e Lacazette aparecer na linha do gol e ainda assim ser parado pelo goleiro Mats Sels. A bola ainda sofreu um “pinball” na sequência e acabou saindo em linha de fundo. Por mais que o OL tentasse, a bola insistia em não entrar de nenhuma maneira.

Por fim, por mais que tudo tivesse sido tentado, o time não conseguiu buscar o resultado. Sequer o empate. É mais um jogo proibido que foi perdido e o OL se afunda cada vez mais na classificação. Laurent Blanc se encontra cada vez mais sem recursos e o fato de John Textor ter visto de perto o caso hoje pode ajudar o clube a procurar reforços já a partir desta semana. Seria um desejo de todos.


O Lyon agora se prepara para o seu único outro compromisso nessa temporada inteira, que é a Copa da França. Será literalmente na próxima semana, também no sábado (21), às 11h30 da manhã. O adversário é o modesto Chambéry, da região de Lyon mesmo, e que atualmente disputa o equivalente a 5ª divisão. São os 16 avos de final em jogo único, que será no Groupama Stadium, mesmo com mando do adversário – por questões estruturais do estádio deles. Até lá!

FOTOS: rcstrasbourgalsace.fr | ol.fr
CAMPINHOS: Canal +



MELHORES MOMENTOS:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário