domingo, 29 de janeiro de 2023

Lyon faz uma partida protocolar e vence o Ajaccio fora de casa

Filipe Frossard Papini
Twitter: @FilipeDidi/Twitter: @BrasiLyonnais
Facebook: /BrasiLyonnais / Medium: @BrasiLyonnais


Com gols de Lepenant e Lacazette, o resultado foi importante para o time reassumir a 9ª colocação e não eventualmente ficar em 11º, como se projetava




O Lyon não vive um bom momento na temporada. Com as vitórias de Nice e Toulouse já nesse domingo, entrava em campo na 11ª colocação ainda podendo ser ultrapassado pelo Reims mais tarde. A corda bamba e a situação horrível de meio de tabela gritavam. Só a vitória interessava para recolocar o time em 9º e a partir daí voltar a brigar pela parte de cima. Uma semana de bastidores agitados, com várias saídas e chegadas, e um adversário na antepenúltima colocação pela frente. Assim se desenhava um Ajaccio x Lyon pela 20ª rodada.

Em campo, o time da casa precisava da vitória até mesmo mais do que o próprio Lyon. A luz vermelha já está acesa por lá há muito tempo e o técnico Olivier Pantaloni precisava tirar leite de pedra, ainda mais tendo quase um time inteiro de desfalques, a começar por aquele de última hora, o goleiro Benjamin Leroy. A lista ainda tinha o lateral esquerdo Koné, o zagueiro Mayembo, o volante e capitão Coutadeur, o também volante Barreto, o meia Spadanuda, o atacante Touzghar, além do craque do time, o também atacante Hamouma. Assim ficou escalado:


Na parte do Lyon, também alguns desfalques, mas a perda real de Laurent Blanc tem a ver com as saídas da janela. Em três dias foram embora Tetê, Toko Ekambi e Faivre, com Reine-Adélaide também quase se transferindo e ficando por reprovação nos exames médicos. Ele, inclusive, era um dos desfalques desse jogo ao lado do goleiro reserva Pollersbeck, o lateral Malo Gusto que estava negociando com o Chelsea e o zagueiro Lukeba. Por isso, no banco ficavam dois jogadores do Lyon B: Djibrail Dib e Mohamed El Arouch. O OL ficou assim:


O Stade François-Coty estava praticamente lotado. A torcida córsega, como já é famosa por isso, estava inflamada. E eles viram o OL chegar primeiro com um chute fraquinho de Cherki de fora da área. Depois disso, foi um combo do Ajaccio. Teve chute de Marchetti da entrada da área, teve cruzamento de Belaïli quase acertando a trave e ainda uma sequência onde o mesmo Belaïli não aproveitou bem a jogada de Moussiti-Oko. Tudo isso antes dos 15’.

O time da casa realmente fazia uma pressão muito forte, chegava com tudo e colocava o Lyon no seu campo de defesa. Mas o OL precisou de um lance encaixado para abrir o placar. A jogada começou com Barcola pela esquerda. O jovem prendeu a bola e esperou o momento certo para tabelar com Caqueret e receber de volta. Já na linha de fundo, cruzou pra trás e o volante Lepenant apareceu para completar em gol: 1 a 0!


Depois que o Lyon abriu o placar, o jogo deu uma cozinhada e ficou bastante pegado no meio de campo. Ao mesmo tempo, o OL também se protegia e já não deixava o time córsego ter mais espaços. Com a linha de três volantes presentes, agora eles saiam bem menos e protegia um pouco mais o sistema defensivo, deixando somente Cherki, Lacazette e principalmente Barcola mais livres para armarem jogadas ofensivas.

E foi exatamente desta forma que o OL quase chegou ao seu segundo gol. Foi uma jogada precavida, de contra-ataque mesmo. Caqueret achou Barcola entrando sozinho pela esquerda e o atacante avançou com velocidade a ponto de entrar como uma faca da esquerda para o meio, sozinho, dentro da área. No frente a frente com o goleiro, ele preferiu tocar com categoria no canto esquerdo de Sollacaro, mas a bola saiu pra fora.


O Ajaccio até tinha talento, principalmente com Belaïli fazendo a construção das jogadas vindo de trás e pela esquerda, e também com o volante Marchetti, que hoje bradava a faixa de capitão. O problema era realmente no ataque. Sem Touzghar e Hamouma, o time perdia muito poder de fogo e era facilmente envolvido pela defesa do Lyon – que não é nem de longe uma defesa sólida e muito capaz de se fechar com segurança.

No finzinho da primeira etapa, o Ajaccio ainda tentou igualar o placar em duas oportunidades seguidas. Na primeira, uma jogada de Belaïli que achou Balaya passando na direita. O ponta cruzou para Moussiti-Oko aproveitar na segunda trave, mas o atacante bateu todo torto e errou a chance mais clara do time da Córsega no 1º tempo. No lance seguinte, o mesmo Moussiti-Oko cabeceou bola de escanteio e, fraquinha, ficou tranquila para Lopes.


Na volta do intervalo, o OL continuava com aquela estratégia de controlar o jogo com esse placar ligeiramente favorável, mas correndo riscos por não ser um resultados com sobras. Apostava no contra-ataque ou na oportunidade que apareceria pela frente para tentar dobrar o marcador. Enquanto o Ajaccio queria a todo custo o empate. Nouri – cotado como titular na partida – entrou com oito minutos do 2º tempo no lugar de Bayala.

O Lyon só foi assustar o time da casa com 19’ da 2ª etapa. Uma jogada de Caqueret pelo lado direito. Ele trabalhou a bola para a chegada de Cherki pelo centro. Fez o cruzamento rasteiro e pra trás para o jovem talento chegar batendo de primeira e mandar por cima do gol de Sollacaro. O OL incomodava muito pouco para um time que precisava muito do resultado tendo um time tecnicamente superior.


E o gol realmente precisava acontecer. Tanto é que não demorou a aparecer. Enquanto o Ajaccio trocava Moussiti-Oko, que perdeu várias chances no jogo, para dar lugar a Botué, o Lyon chegava ao seu segundo gol. Cherki sambou pela direita e cruzou para Lacazette, que não alcançou. Do outro lado, Tagliafico recuperou a bola, tabelou com Tolisso, entrou na área e fez um ótimo passe para Lacazette só empurrar para as redes: 2 a 0!

O Ajaccio quase diminuiu o marcador no lance seguinte, num bate-rebate maluco, onde Lopes chegou a ser driblado dentro da área e mesmo assim o time da casa conseguiu errar por duas vezes, com El Idrissy mandando por cima na última chance. Enquanto isso, Blanc mexia pela primeira vez, colocando Boateng e Thiago Mendes nos lugares de Lovren e Tolisso, para logo em seguida entrar com Aouar com Barcola deixando o campo.


Pantaloni mexeria pela última vez aos 35’ do 2º tempo, colocando Soumano e Chabrolle nos lugares de El Idrissy e Marchetti, os dois que eram os principais nomes do time até aqui, juntamente com Belaïli. Claro que o resultado seria traduzido em uma queda de rendimento do time córsego, que não incomodou mais a partir dali, mesmo com sete de acréscimos, exceto por um chute de Soumano que passou ao lado do gol.

A vitória do Lyon foi importante não somente pelo momento da tabela, mas também por mostrar força em um momento delicado do time, tendo que abrir mão de diversos jogadores por não estarem satisfeitos em jogar pelo clube. Além disso, também tem a questão de retomar a confiança para seguir tentando buscar o objetivo máximo, que é se classificar para alguma competição internacional no fim da temporada. Cada ponto importa.


O OL já retorna aos gramados no meio de semana novamente. E, novamente, pela Ligue 1 em rodada que acontece inteirinha nesse dia 1º de fevereiro. Na ocasião, o compromisso será diante do Brest, às 17h do horário de Brasília em partida válida pela 21ª rodada da competição. O jogo será em casa, no Groupama Stadium. Até lá! 

CAMPINHOS: Canal+
FOTOS: Getty Images | Ligue1.fr | ac-ajaccio.corsica | ol.fr


OS GOLS DA PARTIDA:
(se o vídeo acima não rodar. CLIQUE AQUI)

Quer mais informações sobre o Lyon via BrasiLyonnais? Clique nos botões abaixo e siga-nos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário